O menino do pijama listrado!

 

  Bruno, um menino rico de nove anos, ingênuo, sem noção de tudo que está acontecendo na Europa, sobre os judeus e a Solução Final, muda-se de Berlim para uma casa isolada, onde ninguém sabe de sua existência ali, junto de sua família.
  Sem nada para fazer e ninguém para brincar, a criança vive observando o que há além da cerca, pela janela de seu quarto. Descobre então que há "várias pessoas com pijamas listrados", pergunta a todos de sua família que eles são e, como não obtém resposta alguma, vai procurar ele mesmo, curioso.
  É assim que Bruno conhece Shmuel, um garoto que vive do outro lado da cerca, e ambos criam uma grande amizade, com Bruno o visitando todo dia, entregando comida e brincando juntos, mesmo que a cerca os separe.
  O livro é totalmente marcante e significante, destacando que sua mensagem maior é que pode sim existir amizades em tempos difíceis como a Segunda Guerra foi, já que, enquanto todos glorificavam Hitler (até mesmo sua irmã), o menino só pensava em brincar de bola com Shmuel. A amizade dos dois é tão grande que Bruno chegou a entrar na cerca, para viver como Shmuel vivia, deixar a vida dele mais divertida e como a das outras crianças. Mas, claro, Bruno não sabia que ali era um campo de concentração para judeus, criando problemas para si e desespero em sua família, que o procurou até o último momento.

Autor: John Boyne
Editora: Seguinte (Companhia das Letras)
PreçosR$27,08 (saraiva)
                R$26,90 (submarino)

Espaço para nota 

6 comentários

  1. Este livro é tão tocante e bonito! Em poucas páginas John Boyne consegue transmitir muito sentimento e emoção, além de nos apresentar um outro lado da Guerra, através da visão de um menino. Atualmente uma situação semelhante seria a amizade entre dois garotos na Palestina; um deles israelense e o outro árabe.
    Beijo Luna!

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  2. Oi... Te indique para a TAG Eu Blogueira: http://leitoresforever.blogspot.com.br/2015/01/tag-eu-blogueira.html#.VKqv4fldVNN

    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu agradeci nos comentários! E agradeço novamente, fico muito feliz de ter sido indicada por você! ♥

      Excluir
  3. Apenas três palavras sobre isso: chorei até desidratar. Fim.

    ResponderExcluir