Lolita




 Lolita é um dos livros mais polêmicos que já li (talvez seja o primeiro da lista), com difícil compreensão para aqueles que não tem a mente aberta, de um professor europeu apaixonado por uma garota de 14 anos. Não comece julgando, não foi Humbert que tomou iniciativa, Lolita o fez.   Lo era uma pequena ninfeta, com seus 14 anos, seduzia homens mais velhos de sua preferência.   Uma ninfa, claro, diabólica, brinca com o professor o livro todo. 
  O livro, dividido em duas partes, tem uma jogada genial na segunda: Humbert vira pai de Lo (ou Dolores, ou Lola, ou Lolita, ou Dolly), tornando mais difícil ainda seu relacionamento com a menina.
  Humbert é um homem muito ciumento, sua paranóia cresce ainda mais quando ele e Lolita vão morar em uma cidade universitária.
  O mais interessante do livro é que o autor russo não fez apenas um sentimento carnal em Humbert, mas sim amor. Humbert ama Lolita profundamente, fazendo de tudo por ela (como os leitores podem checar ao terminarem o livro).

  Eu não deveria recomendar a leitura de um livro como esse, mas, sinceramente, não me importo. Lolita é o livro mais polêmico do mundo e, ainda assim, um clássico, com um perfeito desfecho, assim como o livro todo. Perde aquele que não o leu pela pedofilia destacada no livro, Nabokov escreve muitíssimo bem, com detalhes e sentimentos bem ditos, por isso, dou todas as cinco estrelas para esse escritor russo que gerou tanto tumulto entre seus leitores. Seguem algumas citações do livro. 

  • Lolita, luz da minha vida, fogo da minha virilidade. Meu pecado, minha alma. Lo-li-ta: A ponta da língua faz uma viagem de três passos pelo céu-da-boca abaixo e, no terceiro, bate nos dentes. Lo. Li. Ta. Pela manhã, um metro e trinta e dois a espichar dos soquetes; era Lo, apenas Lo. De calças práticas, era Lola. Na escola, era Dolly. Era Dolores na linha pontilhada onde assinava o nome. Mas nos meus braços era sempre Lolita.

  • Agora, contorcendo-me de dor e deblaterando contra minha própria memória, reconheço que naquela ocasião, como em outras semelhantes, eu sistematicamente cuidava de ignorar os sentimento de Lolita apenas para aliviar […]
  • Entre os limites de idade de nove e catorze anos (…). Tampouco a beleza serve como como critério; e a vulgaridade, ou pelo menos aquilo que determinados grupos sociais entendem […]
  • Na Sicília, as relações sexuais entre pai e filha são aceitas como algo natural, e a menina que delas participa não é encarada com desaprovação pela sociedade que pertence. –  […]

AutorNabokov, Vladimir
Editora: Companhia das Letras
PreçosR$ 49,90
            R$ 32,22





16 comentários

  1. É uma pena mesmo ainda existir preconceito com alguns livros pelo tema que ele aborda, mas acredito que o tempo vai quebrar essas barreiras com ajuda de pessoas como vc q mostram q o livro é mais do q aparente, parabéns pelo post q ficou ótimo e amo seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luna!
    Já tinha ouvido falar desse livro e de toda a sua polêmica. De fato, esse é um tema bem estranho e não é fácil lidar com ele, mas acho que não é tão irreal quanto parece. Conheço várias "meninas" que poderiam protagonizar esse livro, e tenho certeza de que outras pessoas também devem conhecer; o problema é que ainda queremos negar isso por se achar um absurdo.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  3. LOANA LINDA MINHA me deu vontade de ler kkkkkk parabens com seu blog, ele ta incrível sério.

    ResponderExcluir
  4. Ei, aqui é a Juliane @allbwright. Eu amei a resenha, não ia comprar esse livro por que a primeira vista não me interessou, mas após sua resenha NECESSITO ele!!! Hahaha, parabéns pelo blog, está incrível! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, linda! Compre mesmo, eu recomendo e muito hahaha. Farei até uma vaquinha pra ti hahaha ♥

      Excluir
  5. Oi, Luna! Li esse livro ano passado e se tornou um dos clássicos que mais amei ler. Discordo de você quando disse que o Humbert amava a garota, ele apenas tinha um sentimento de posse sobre ela, a meu ver. Ele tinha desejo por ela e tentava explicar isso de variadas formas, tentando convencer o leitor de que estava certo, quando não estava. Acho que ele é um personagem que tanto manipula outros personagens quanto o próprio leitor. Fiz uma resenha desse livro, também, caso queira conferi-la: http://ninaeuma.blogspot.com.br/2014/04/resenha-lolita.html

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que ele manipula hahaha Vou conferir e comentar sua resenha logo após terminar esse comentário! Eu não conseguia parar de ler Lolita, parecia mesmo que o autor fez com que as personagens nos prendessem ao livro. Amei.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Lolita ta na minha lista para 2015, acho que será minha próxima leitura.
    Enquanto as pessoas tentam evitar esses livros polêmicos, eu sou atraída por eles haha Nabokov foi ousado, né? Principalmente pela época em que foi publicado.
    Mas o tempo fez esse preconceito (com o livro) acabar aos poucos, e hoje Lolita, que foi rejeitado por muitas editoras, é um clássico. Já o encontrei nas prateleiras na biblioteca da minha escola. É um avanço, as pessoas estão se tornando mais mente aberta.
    Beijos.
    http://bloggpaginassecretas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou atraída por eles hahaha Ele foi muito corajoso de ter escrito isso nessa época, e espero mesmo que as pessoas comecem a achar uma leitura "normal", ela é bem agradável e me identifiquei muito com Lolita.

      Excluir
  8. Olha flor, não tenho preconceito, mas não tenho uma mente tão aberta a ponto de ler e não criticar. Pelo que deu pra perceber o protagonista não parece que ama, e sim que quer possui e Lolita gosta disso. Mas não sei, já ouvi muitos comentários em relação a este livro, mas não sei se quero ler ou não.
    Mas parabéns pela resenha.
    Beijos e sucesso.
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu escuto muito as pessoas falarem isso também, mas tenho a mente bem aberta, acho que ele a ama sim. Gosto muito desse livro, leia, mesmo que não leia com a mesma opinião que a minha, só para saber como é etc, e me diz o que achou, tá?

      Excluir
  9. Tá sendo mais bem aceito esse tema. Por exemplo, algumas series da Globo e a novela das 21h atual tem isso de menina nova com cara mais velho. Queria muito ler esse livro, mas ainda não o achei
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Acho bem interessantes esses temas polêmicos!
    E engraçado que tanta gente que falaria mal desse livro curte GOT, que tem até incesto.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Nunca li o livro, mas já ouvi falar muito dele. O tema dele realmente é polêmico, mas o que não é um tema polêmico hoje em dia, né? Aliás, os escritores russos costumam ter umas idéias bem polêmicas para seus livros, como se quisessem chocar seus leitores a cada página.

    Gostei da sua resenha.

    Beijos
    http://coolturenews.com.br/

    ResponderExcluir